SISTEMA PILLCAM™ E A COVID-19

Durante este período em que as principais sociedades de gastroenterologia e endoscopia recomendam o adiamento dos procedimentos eletivos1 , gostaríamos de compartilhar como a endoscopia por cápsula PillCam™ pode ajudar a aliviar a carga sobre os hospitais, sem deixar de apoiar o paciente de forma eficaz.

Sabemos que determinar a necessidade de executar ou não um procedimento que pode ser urgente, é uma decisão complexa nas circunstâncias atuais. Neste aspecto, a cápsula endoscópica PillCam™ pode auxiliar no seu processo de tomada de decisão e oferecer diversos benefícios, incluindo:

  • Visualização direta do trato gastrointestinal através de um procedimento que ocorre, em sua maior parte, fora do ambiente hospitalar ou da clínica, limitando a interação física entre pacientes e profissionais da saúde;
  • Não há a necessidade de retirar a cápsula após o procedimento;
  • Opção minimamente invasiva² para ajudar a confirmar ou excluir a necessidade de um tratamento urgente;
  • Tranquilidade para pacientes que podem adiar procedimentos eletivos;
  • Direcionamento na priorização de procedimentos eletivos para quando os hospitais se recuperarem da sobrecarga do COVID-19.

Sugestão: dedique uma sala isolada para procedimentos de cápsula endoscópica para permitir uma interação mínima entre paciente e profissional da saúde, reduzindo assim a exposição.

PLATAFORMA DE CÁPSULA ENDOSCÓPICA PILLCAM™ 
Entenda o papel de cada cápsula no manejo do paciente.

Especialmente nas circunstâncias únicas pelas quais passamos é indispensável a otimização de nossos recursos. Desta forma, é essencial reconhecer as diferenças técnicas, as indicações de uso e o direcionamento anatômico das cápsulas que compõe a plataforma PillCam™ . Nós os descrevemos nas informações a seguir.

*As cápsulas devem ser utilizadas exclusivamente com o objetivo de avaliar as estruturas listadas acima. As imagens das cápsulas podem ser limitadas em segmentos do trato gastrointestinal que não são alvo de uma determinada cápsula e pode afetar a interpretação do estudo. Consulte o manual do usuário do produto para obter indicações completas das instruções de uso.

INSTRUÇÕES DE LIMPEZA DE EQUIPAMENTOS PILLCAM™

Consulte a tabela a seguir para obter instruções³ para limpar o equipamento PillCam™ após o uso de cada paciente³ :

Cinturão Pillcam™
Limpe todas as superfícies com álcool (70%), certificando-se de que todas as superfícies sejam expostas ao álcool por pelo menos 1 minuto. 

Conjunto de sensores Pillcam™
Limpe os sensores suavemente com lenços com álcool (70%). Use álcool com moderação e deixe a matriz do sensor secar por 20 minutos.

Gravador e Base Pillcam™
Limpe todas as superfícies com lenços com álcool (70%).

Bolsa do Gravador Pillcam™
Limpe todas as superfícies com álcool (70%), certificando-se de que todas as superfícies sejam expostas ao álcool por pelo menos 1 minuto.

Nota: As instruções de limpeza do produto sugeridas acima seguem métodos padrão para limpeza de equipamentos médicos e não foram validadas para eficácia contra o vírus COVID-19. Para limpar as superfícies do equipamento PillCam ™, recomendamos o uso de lenços com álcool (até 70%). Uso de outras classes de desinfetantes (aldeídos, agentes oxidantes, amônio quaternário, compostos de cloro, lodófora, compostos fenólicos) podem manchar ou danificar os materiais

PARA MAIORES INFORMAÇÕES PROCURE O SEU REPRESENTANTE LOCAL.

Cuidado: A lei federal restringe a venda deste dispositivo para ou sob a responsabilidade de um profissional de saúde licenciado. Apenas Rx. Informações sobre riscos: Semelhante à maioria dos procedimentos, os produtos apresentados aqui têm riscos inerentes a procedimentos associados. Consulte os manuais do usuário do produto individual para obter informações detalhadas.

Referências

  1. American College of Gastroenterology. Gastroenterology Professional Society Guidance on Endoscopic Procedures During the COVID-19 Pandemic [Internet]. Bathesda, MD: American College of Gastroenterology; 2020 [atualizado em 31 de março de 2020: acessado em XXXXX], disponível em: clique aqui 
  2. Manual de usuário (DOC-2719-02) página 15.
  3. Manual de usuário (DOC-2719-02) página 191.

Observação aos pacientes: Todos os dispositivos mostrados aqui são produtos de prescrição e devem ser obtidos de um profissional ou médico licenciado. Os pacientes não podem adquirir diretamente da Medtronic.

©Reg. nº 10349000445 - © 2020 Medtronic. Todos os direitos reservados. Medtronic, o logo da Medtronic e Outros são, em conjunto, marcas registradas da Medtronic. ™*Marcas de terceiros são marcas registradas de seus respectivos proprietários. Todas as outras marcas são marcas registradas de uma empresa da Medtronic.

 

 

No Previous Articles

PRÓXIMO
Dr. Luiz Ronaldo Alberti
Dr. Luiz Ronaldo Alberti

Cápsula Endoscópica de A-Z