DESAFIOS DIARIOS DA MONITORIZAÇÃO DA SATURAÇÃO DE OXIGÊNIO(SPO2) E COMO DRIBLÁ-LOS

A monitorização da Oximetria de pulso (SpO2) é rotineiramente utilizada dentro do contexto hospitalar para a identificação da ocorrência de episódios de hipoxemia, favorecendo uma detecção rápida para intervenção pelo corpo clínico. Podemos nos deparar com duas situações de monitorização da oximetria:

  • Monitorização continua;
  • Monitorização pontual (spot-check)

A diferenciação das duas monitorizações geralmente está correlacionada com o nível de cuidado de cada paciente, sendo os pacientes críticos, principalmente os presentes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Centro Círurgicos (CC) e Emergências, os elegíveis para monitorização continua.

A utilização da monitorização pontual (spot-check) pode ser utilizada com mais frequência em pacientes que necessitam de menores cuidados ou que não apresentam um quadro clínico tão agravante, podendo ser realizada nestes a monitorização de oximetria de pulso.

Você profissional da área da saúde mesmo usando esta monitorização diariamente tem problemas com a leitura da oximetria de pulso?

Nesta publicação iremos discutir os desafios encontrados na monitorização da oximetria de pulso e alguns números alarmantes relacionados a estes dois grupos de pacientes: críticos e em unidades de internação. Apresentaremos também como as características da tecnologia de Oxímetria Nellcor™ pode contribuir para driblar estes desafios.

PACIENTES EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO

Os pacientes que se encontram em unidades de internação geralmente possuem a monitorização da SpO2 realizada de forma intermitente e em conjunto com a medição de outros sinais vitais. Esta prática, contudo, pode representar em alguns casos uma menor acurácia na detecção de hipoxemia. Os dados abaixo mostram o que o estudo de Sun et al.1 observou:

A detecção dos episódios de hipoxemia de forma acurada não é a única dificuldade nas unidades de internação. Problemas relacionados a leitura da oximetria devido a movimentação do paciente, situações de baixa perfusão, coloração escura do esmalte de unhas são alguns exemplos de situações que podem causar interferência na leitura dos dados.

Das situações mencionadas acima, a baixa perfusão e a movimentação do paciente são os principais fatores que podem impactar a monitorização do paciente, seja devido a pontos de queda nos valores apresentados na tela ou mesmo a baixa acurácia nos valores de saturação2.

Com a tecnologia Nellcor™ mesmo em circunstâncias de baixa perfusão (SpO2 <80%) ou em que exista movimentação por parte do paciente, seja em decorrência de atividades diárias, de ambulação ou até mesmo inquietação na hospitalização que trata do público infantil, a leitura de SpO2 é fidedigna e acurada, como mostrada pelo estudo Louie et al3.

PACIENTES CRÍTICOS

Para os pacientes que se encontram em estado mais agravante, os problemas com a monitorização da oximetria de pulso se mostram ainda maiores e não se restringem somente aos problemas de falhas na leitura em situações de baixa perfusão e movimentação do paciente, mas também à outros fatores como a ocorrência de contaminação cruzada.

No estudo de Wilkins4, o desafio que trata da contaminação cruzada por meio da utilização de sensores reutilizáveis sem a limpeza adequada foi motivo de avaliação pelo pesquisador. A pesquisa apontou em uma análise de sensores realizada em 15 hospitais, a incidência de desenvolvimento de culturas bacterianas em 66% dos sensores, sendo as culturas observadas: Staphylococcus aureus, Staphylococcus haemolytics, Enterococcus faecalis e Klebsiella oxytoca.

A substituição de sensores reutilizáveis por sensores descartáveis é uma estratégia para a erradicação da incidência das culturas bacterianas, pensando nisso, a Medtronic dispõe em seu portfólio de sensores descartáveis estéreis de alta qualidade que garantem uma monitorização segura.

A Tecnologia de Oxímetria Nellcor™ da Medtronic foi desenvolvida e pensada para esses e outros desafios diários.

Se você possui interesse em conhecer melhor os benefícios proporcionados por nossos equipamentos, entre em contato comigo. CLIQUE AQUI!

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 - Sun Z, Sessler DI, Dalton JE, et al. Postoperative Hypoxemia Is Common and Persistent: A Prospective Blinded Observational Study. Anesthesia and analgesia. 2015;121(3):709-715.

2 - Ochroch EA, Russell MW, Hanson WC, 3rd, et al. The impact of continuous pulse oximetry monitoring on intensive care unit admissions from a postsurgical care floor. Anesthesia and analgesia. 2006;102(3):868-875.

3 - Aaron Louie, B.S., John R. Feiner, M.D., Philip E. Bickler, et al. Four Types of Pulse Oximeters Accurately Detect Hypoxia during Low Perfusion and Motion. Anesthesiology March 2018.

4 - Wilkins, M C. Residual bacterial contamination on reusable pulse oximetry sensors. Respir Care 1993; 38(11):1155-1160.

Observação aos pacientes: Todos os dispositivos mostrados aqui são produtos de prescrição e devem ser obtidos de um profissional ou médico licenciado. Os pacientes não podem adquirir diretamente da Medtronic.

Reg. 10349000329; 10349000334; 10349000318; 10349000490; 10349000595; 10349000396; 10349000328; 10349000404 ©2019 Medtronic Todos os direitos reservados. Medtronic, o logo da Medtronic e Outros são, em conjunto, marcas registradas da Medtronic.™* Marcas de terceiros são marcas registradas de seus respectivos proprietários. Todas as outras marcas são marcas registradas de uma empresa da Medtronic.

As opiniões dos artigos/colunistas exclusivamente aqui publicados apenas refletem a posição dos autores, não caracterizando respaldo, recomendação ou preferências da Medtronic ou qualquer outro envolvido nesta publicação. As pessoas que não aparecem no registro não estão autorizadas a falar em nome da Medtronic ou excluir qualquer outro tipo de material se não possuírem uma carta timbrada assinada por qualquer pessoa que conste no registro. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação total ou parcial deste conteúdo sem a prévia autorização da Medtronic. Os comentários presentes nesta edição podem conter informação sobre produtos que não são vendidos no seu país ou região. Material exclusivo para Médicos e Especialistas da saúde. Para obter informação adicional, entre em contato com seu representante local.

Sobre o Autor

Jeniffer Fontan

Jeniffer Fontan é especialista clínica da Medtronic em Monitorização do Paciente. Seu principal foco é a disseminação de conceitos e aplicações das tecnologias de monitorização da Medtronic: BIS, Oximetria Nellcor, Capnografia Microstream, INVOS – Oxímetro Cerebral/somático e WarmTouch.

Mis conteúdos de Jeniffer Fontan
Previous Article
COMPROMETIMENTO RESPIRATÓRIO
COMPROMETIMENTO RESPIRATÓRIO

PRÓXIMO
Oxímetro de Mesa Nellcor™
Oxímetro de Mesa Nellcor™

Sua tecnologia facilita a interpretação dos dados.

Especialista Jeniffer Fontan

Fale Comigo!