Dr. Marcelo Amato

Marcelo Amato - Ventilação pulmonar mecânica protetora beira leito.

 

DR. MARCELO AMATO
Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1985), residência médica em Pneumologia pelo Hospital das Clínicas-USP, doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1996), Livre docência em Medicina pela Universidade de São Paulo (2008) e Professor Associado MS.05 junto ao Departamento de Cardiopneumologia (2013).

Cursou 4 semestres da graduação em Física pela USP e 6 semestres da graduação em Filosofia, também pela USP. Pós-doutorado na Univerdade de Minnesota, no Laboratório do Prof. John J. Marini em 1996, e na Erasmus Universiteit em Rotterdam, com o Prof. Lachmann (1997).

Atualmente é supervisor da UTI-Respiratória do Hospital das Clínicas e responsável pelo Laboratório de Investigação Médica LIM-09 - Pneumologia Experimental (Incor e Faculdade de Medicina da USP).

Linhas de pesquisa: ventilação mecânica, lesão induzida pela ventilação artificial, estratégias protetoras pulmonares, e desenvolvimento de novas tecnologias para UTI. Entre as tecnologias desenvolvidas, e já adotadas na prática médica, incluem-se a VAPSV (modalidade ventilatória hoje disponível em mais de 100.000 ventiladores artificiais ao redor do mundo), algoritmos automáticos para otimizar sincronia na pressão suporte (já disponíveis em ventiladores artificiais a partir de 2004) e a tomografia de impedância elétrica (com trabalhos científicos que mereceram o prêmio Siemens de Ciência e Tecnologia de 2006, e com empresa parceira e desenvolvedora que foi vencedora do prêmio INOVA Saúde de 2015, da ABIMO).

Apesar de já licenciada na para uso clinico em UTIs nacionais e européias, esta tecnologia continua em constante aperfeiçoamento tecnológico através de parcerias com a Escola Politécnica da USP, com grandes centros de pesquisa nacionais e internacionais, incluindo as Universidades de Colorado, Harvard e Uppsala, e o Kennedy Space Center da NASA.

Nos últimos 10 anos, apresentou suas pesquisas em mais de 350 eventos científicos internacionais como conferencista convidado. Atualmente está na coordenação de seu sexto projeto temático envolvendo a Faculdade de Medicina e a Escola Politécnica da USP.

Entre suas publicações mais importantes incluem-se dois trabalhos originais (1998 e 2015) como primeiro autor no "The New England Journal of Medicine" e um artigo de capa no "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine". Seus trabalhos científicos já mereceram 12 editoriais e mais de 4000 citações em periódicos científicos internacionais nas áreas de medicina e engenharia

CV Lattes 


Conheça nosso portfólio de Ventiladores Pulmonares.
Clique aqui.

Observação aos pacientes: Todos os dispositivos mostrados aqui são produtos de prescrição e devem ser obtidos de um profissional ou médico licenciado. Os pacientes não podem adquirir diretamente da Medtronic.

Previous Article
Dr. Maurício Malito
Dr. Maurício Malito

Perspectiva sobre o uso de videolaringoscópios.

PRÓXIMO
5 perguntas importantes para comprar sensores de oximetria
5 perguntas importantes para comprar sensores de oximetria